STEVE WINWOOD

Rock´n rollrock´n roll Atualizada em
08 Sep 2007
HOMEhome

Nedstat Counter

Conteúdo

perfilideologiadiscografialinkspoesiagaleria de fotos

PERFIL

Stephen Lawrence "Steve" Winwood * Birmingham/Inglaterra no dia 12 de maio de 1948.

Foi na infância, que começou seu contato com a música, primeiro com o piano, e logo depois passando para o baixo e bateria. Aos 8 anos já tocava guitarra com o pai na The Ron Atkinson Band. Aos 15 anos entra na The Muff Woody Jazz Band, de seu irmão baixista, Muff Winwood. Em 1964 ambos se unem ao Spencer Davis Group, com Steve assumindo os vocais, os teclados e a guitarra. Grava com o grupo até 1967, alcançando hits como 'I´m a man' e 'Gimme some lovin´'. Mas, apesar do sucesso, a ambição musical de Steve exigia novos horizontes. Então, neste ano, com Jim Capaldi, Chris Wood e Dave Mason forma o TRAFFIC. O grupo se separa dois anos depois, e Steve passa a integrar o supergrupo BLIND FAITH com Eric Clapton (guitarra), Rick Grech (baixo) e Ginger Baker (bateria) e lançam um único disco em 1969. Em seguida Winwood e Grech tocam no GINGER BAKER´S AIRFORCE, com quem gravam dois álbuns em 1970. Nesse mesmo ano Winwood volta ao TRAFFIC (levando Grech). Em 1972 Steve tem uma peritonite, que o obriga a se recolher por quase um ano, que ele aproveita para fazer experiências musicais, em um estúdio de som montado em sua própria casa, em Glouchertershire. Neste período de recolhimento obrigatório, Steve viabiliza um projeto antigo de trabalhar com percussionistas africanos como, Romi Kabaka e Abdul Lasisi Amao, que conhecia desde o Airforce, e lança em 1973, Aiye-Keta. Com o fim do TRAFFIC em 1974, Steve trabalha com artistas dos mais variados estilos como: George Harrison, Joe Cocker,Leon Russell, Howlin´ Wolf, Muddy Waters, Eric Clapton, Alvin Lee, Marianne Faithfull e muitos outros. Em 1976, toca com o percussionista japonês Stomu Yamashta, participando dos álbuns Go e Go 2, como vocalista, tecladista e compositor.
Apesar de haver dois trabalhos: Winwood e Winwood and friends, com mateiral inédito do tempo do Spencer Davis e até mais recente, o primeiro álbum realmente solo sai em 1977, chamado Steve Winwood e atinge o Top 30 dos EUA, a música 'Vacant Chair' é o sucesso do disco. Em 1980, lança Arc of a Diver, onde é responsável pela produção e toca todos os instrumentos. O álbum chega a 3º lugar e emplaca o hit 'While you see a chance'. Talking back to the night, também como único performer, atinge o Top 30 em 1981, e tem o hit 'Valerie'. Em 1984, conhece em Nova York, sua futura companheira Eugenia. Back in the High Life (de 1986) é seu maior sucesso, até então, com tres hits: 'Higher Love', 'The Finer Thing' e 'Back in the High Life Again', que lhe dão dois Grammy em 1987. Roll with it sai em 1988, pela Virgin depois de anos na Island, com 'Don´t you know what the night can do' e a faixa título atingindo as paradas. Este álbum é uma espécie de reincorporação do Rhythm & Blues do tempo do Spencer Davis Group e de aspectos da psicodelia presente no TRAFFIC. Refugees of the Heart de 1990 é Top 30, e apesar de não ter feito tanto sucesso, traz mais um hit: 'One and only man', composta com o amigo Jim Capaldi.
Em 1994, reúne-se a Capaldi e Rosko Gee, para ressucitar o TRAFFIC, lançando Far From Home e fazendo uma tournée pelos EUA e Europa. Em 1997, volta aos estúdios, para gravar Junction Seven, apresentando as belissimas 'Someone like you' e 'Real love' e a balançante ' Family affair', um antigo sucesso de Sly & Family Stone.
Em 2003 lança About time, com canções inéditas e a presença de um guitarrista brasileiro.

voltar ao início

IDEOLOGIA

'Imóvel na escuridão da visão de um parque, um poeta, em aua loucura, tenta encontrar outro caminho. Ele está se perdendo, ele está se usando e diz que está agindo bem.'
Talking back to the night - Winwood/|Jennings
'Você sente todo calor e paixão se movendo atrás do lado matinal. Para merecer uma segunda chance, você aprende a dançar. Quando finalmente sobe a montanha, você vê o outro lado, é o lado matinal.'
The morning side - Winwood/Jennings
"Às vezes, quando você ganha, você acaba perdendo tudo o que você tinha, quando havia perdido."
Winner-Loser - Winwood

Links na Net

http://www.stevewinwood.com/ - home page pessoal
http://www.azstarnet.com/~bobbieg/winwood.htm
http://web.syr.edu/~mdentin/ - home page do TRAFFIC
http://www.jimcapaldi.com/ - home page de Jim Capaldi

http://www.hmg.hu/rock/classic/video/im_a_man[1].ram   - I'm a man do Spencer Davis Group em arquivo ram

voltar ao início Rock´n rollrock´n roll HOMEhome

José Roberto Miccoli
mikkolee@uol.com.br