KATE BUSH KATE BUSH KATE BUSH

 

Rock´n rollrock´n roll HOME home
CONTEÚDO
perfil ideologia discografia links poesia galeria de fotos

Perfil


Catherine Bush * 30/julho/1958 em Bexleyheath, Inglaterra

Kate Bush é a filha mais nova do médico Robert John Bush e da enfermeira Hannan Bush. Enquanto ainda estava na escola, Bush foi descoberta aos 15 anos de idade, por Dave Gilmour, guitarrista do Pink Floyd que ficou tão impressionado pela qualidade imaginativa de suas composições que financiou algumas gravações demo. Kate tinha, à essa época, mais de 100 composições. Estas foram levadas à EMI Records, que igualmente se impressionaram com o produto, e num ato incomum decidiram não gravar imediatamente. Ao contrário, encorajaram e subsidiaram Kate para que ela desenvolvesse a poesia, a dança e o canto, como preparação para uma carreira a longo prazo. O aprendizado terminou em 1977, quando ela entrou no estúdio de gravação. E, em janeiro de 1978 era lançada 'Wuthering Heights'. Inspirada pelo romance de Emily Brontë, Bush tinha criado uma obra original, completa com um vocal etéreo (4/8), quase demente, que apreendia o amor obsessivo da heroína do romance, e a sua homônima, Cathy. Não foi nenhuma surpresa quando alcançou o top 1 rapidamente no REINO UNIDO e mostrou Bush à Europa. O impacto da canção foi ampliado por um videoclip, onde Kate praticamente flutuava, com movimentos geridos pelo ritmo da música. Um álbum concomitante, THE KICK INSIDE (1978), gravado durante os três anos prévios, era um exemplo adicional de sua diversidade e encanto como compositora. Um single, 'The Man With The Child In His Eyes' era típico do seu estilo romântico e sensual de escrever, e lhe proporcionou outro sucesso Top 3, e vendeu mais de 1 milhão de cópias na Inglaterra. Bush consolidou sua posição com um álbum novo, LIONHEART (1978), que alcançou o 6º lugar. Os temas de suas canções eram profundos e criativos, e iam de crimes a incesto, feminismo à guerra nuclear, surpreendente para alguém tão jovem. Durante 1979 empreendeu a primeira tournée. Os espetáculos ao vivo eram notáveis pelo seu trabalho de mímica extravagante e pelos cenários elaborados. Um EP do espetáculo, KATE BUSH ON STAGE (1979) lhe deu outro Top 10. Depois de participar no Games Without Frontiers com Peter Gabriel, Bush voltou às paradas de sucessos com 'Breathing' e 'Babooshka' (Top 5). O álbum posterior foi o seu trabalho mais bem realizado desde 'Wuthering Heights' com um roteiro inteligente e vocal forte. O álbum, NEVER FOR EVER (1980) entrou nas paradas de sucessos da Inglaterra como top 1 em setembro de 80, e sucessos adicionais o seguiram como 'Army Dreamers' e 'December Will Be Magic'. Neste momento, Bush ainda era vista como uma artista pop cujo charme e popularidade eram provavelmente efêmeros. O seu álbum de 1982, THE DREAMING sugeria uma direção nova, embora sua condição melódica inferior desagradasse alguns críticos. Kate se referia a esse trabalho como 'meu álbum furioso'. THE DREAMING alcançou o 3º posto, mas nenhum single se sobressaiu.
Um hiato de dois anos se seguiu, durante os quais Bush buscou criar fôlego para empreender um trabalho que a elevaria para novas alturas no cenário pop. O single piloto, 'Running Up That Hill' (Top 3), foi o seu maior trabalho para aquele momento, uma composição densa e intrigante com um som singularmente próprio dela. O álbum HOUNDS OF LOVE (1985) logo se seguiu e foi saudado com intensidade, chegando ao número 1 em setembro de 1985, e fez eclodir o seu crescimento, nas paradas dos EUA também. Por qualquer visão, era um trabalho excepcional e revelou Bush no zênite dos seus poderes. Canções como a triste 'Mother Stands For Comfort' e a dramática 'Cloudbusting' sublinharam suas forças, não só como compositora e cantora, mas como um produtora. O vídeo que acompanha o último, apresentava Donald Sutherland. Um lado inteiro do álbum, intitulado 'The Ninth Wave', fundia a lenda Arturiana e a psicologia de Jung em uma armação musical, parte orquestral e parte folk. Depois disto, Bush nunca poderia ser considerada novamente uma artista pop estranha.
Foi então, que Kate, mostrando ser ela quem definia seus próximos passos, se envolveu em outros projetos. Voltou a trabalhar junto a Peter Gabriel em Don´t give up, participou do álbum solo de David Gilmour. Lançou uma coletânea de suas melhores peças: THE WHOLE STORY (1986), escreveu algumas composições para filmes (dentre elas, uma chamada 'Brazil', para o filme do mesmo nome, mas que não foi utilizada). E, chegou a participar de um programa cômico de televisão, Les Dogs. Em 1987, ela recebeu o premio de melhor Artista feminina da Inglaterra.
Afinal, isso contribuiu para renovar suas forças e preparar seu próximo projeto. Em outubro de 1989 ela voltou com THE SENSUAL WORLD, uma cornucópia musical surpreendente onde ela experimentou várias formas musicais e utilizou até mesmo uma companhia Búlgara de artistas folk. Os arranjos eram tão evocativos e extraordinários quanto a escolha de instrumentos que incluiu tubos de uiliean, chicotes, valiha, harpa céltica, tupan e viola. Havia até uma adaptação literária a là 'Wuthering Heights', com Bush ajustando o monólogo de Molly Bloom do ULYSSES de James Joyce para o encantador 'The Sensual World'. O álbum chamou a atenção da imprensa de rock e foi grande sucesso (Top 2), então Bush provou que era celebrada como uma das mais audazes e originais artistas de sua era.
Uma variedade de artistas contribuiu em THE RED SHOES (1993) que incluiu Eric Clapton, Prince, Jeff Beck, Trio Bulgarka e Gary Brooker . Porém, problemas pessoais interferiram no desenvolvimento do projeto. A morte de sua mãe e o rompimento de uma longa relação com o baixista Del Palmer causaram altos e baixos na sua produção musical. Canções evidentemente carregadas de dor, como 'You´re the one' e 'Moments of pleasure', convivem com as exuberantes 'Rubberband girl' e 'Constellation of the heart'. Apesar disso, THE RED SHOES foi o primeiro trabalho de Kate a alcançar o Top 30 americano. Em 1998, foi lançado o box set THIS WOMAN´S WORKS, com uma revisão em todo o sua produtiva obra.
O fim do século mostrou à KATE BUSH, que a semente plantada por ela, já está frutificando, com o aparecimento de novas artistas de grande qualidade como BJÖRK, TORI AMOS, e mais recentemente ALANIS MORRISSETE, mas agora a estrada não tem mistério, porque já foi trilhada por esse talento, que ainda possui muitas surpresas à oferecer.
Kate foi indicada e arrebatou o premio de melhor compositora clássica no Qawards, em outubro último. Não deixe de ver o clip com a escolha e os agradecimentos da cantora.

voltar ao início

IDEOLOGIA

'A primeira vez que eu morri, estava nos braços de bons amigos. Eles me beijaram em lágrimas. Eles não tinham estado por perto durante anos. Diga por que fizeram isso agora, quando eu não estava ali, eu tinha ido embora? Sómente a tragédia permite a liberação do amor e da tristeza, que não se vê normalmente.'
All the love - Kate Bush
'Agora, quando o crepúsculo se irradia no alto do céu, recordando a excitação do nosso amor. De uma coisa, estou certa. Retornar eu vou, ao velho Brasil.'
Brazil - Kate Bush (música não aproveitada na TSO de 'Brazil'
'Leve embora o amor, a raiva e um pedacinho da esperança que nos mantém juntos, procurando por um instante que nunca acontece, vivendo numa brecha entre o passado e o futuro. Leve embora a pedra, a madeira e um pedacinho de corda que não conseguiu nos manter juntos.'
Love and anger - Kate Bush
'Dirija sua vida por estas estrelas numa possibilidade ilimitada, é aqui onde o céu e o inferno dançam. Esta é a constelação do coração.'
Costellation of the heart - Kate Bush

voltar ao início

LINKS NA NET

Qawards 2001 - clip do premio obtido por Kate Bush em outubro (melhor compositora clássica). Obrigatório.

Babooska - clip em Real Video (na íntegra)

Wuthering Heights - clip em Real Video (na íntegra)

http://www.antenna.nl/~dinyar/ -a discografia completa com Lps, piratas, promos, etc. Site holandes
http://www.charm.net/~totoro/katelink.html - lista de links
http://home.sol.no/~jtli/Kate/  - site com letras, fotos e links
http://home.snafu.de/control/index.html   - ótimo site alemão
http://www.ifrance.com/Studio68/Hearthweb.html   - ótimo site frances
http://www.geocities.com/SunsetStrip/Palms/1730/ - site italiano de Kate Bush
http://www.hyperlink.cz/katebush/  - site da República Checa
http://reality.sgi.com/btd/kate-bush/index.html   - site com muitas letras das canções, arquivos midis e discografia
http://www.sonymusic.com/artists/KateBush_FactSheet.html - site da Sony (gravadora)

Gaffa - sem dúvida o melhor site. Fotos, clips, notícias, tudo enfim


Ninthwave - outro lindo site, da França

Lionheart - lindas figuras e bons links

Wuth - site brasileiro

 

voltar ao início Rock´n roll rock´n roll HOME HOME