RITA COOLIDGE RITA COOLIDGE RITA COOLIDGE

 

 

 

 

Rock´n rollrock´n roll HOME home Atualizada em
13 Sep 2006

Perfil

Rita Coolidge *5/1/1944 em Nashville, Tenessee, EUA

Rita Coolidge começou a cantar com dois anos de idade, quando o seu pai, um ministro da Igreja Batista, a colocava na frente do coro da igreja em Nashville, Tennessee. Sua mãe era professora primária e lhe deu as primeiras lições de música e de órgão (que ela tocava nos cultos). Então, apesar da suposta rigidez, que seu pai imporia à sua educação, Rita cresceu aprimorando sua musicalidade e somando-se a isso,  a efervescência dos anos sessenta, era natural que a ligação com a música, logo se tornasse cada vez mais importante em sua vida.
Ela aperfeiçoou o seu modo de cantar fazendo comerciais para a agência Pepper-Tanner, em Memphis, logo depois de se formar na Flórida State University. Ela gravou, em 1970, o single "Turn Around and Love You," que se tornou um sucesso local imediato. A canção chamou a atenção de Delaney e Bonnie Bramlett que a trouxeram para Los Angeles para participar de seu álbum Accept No Substitutes. Logo em seguida, ela tomou parte, com Joe Cocker e Leon Russell, da turnée Mad Dogs and Englishmen, (cantando no filme e no álbum ao vivo), e trabalhou em álbuns de Eric Clapton, Dave Mason, Graham Nash, Steven Stills e Booker T. Jones. Depois de algum tempo como cantora de background, no estúdio ou na estrada, Rita Coolidge percebeu que era o momento, e  lançou a própria carreira em 1971. Ela montou sua banda, R.C. and the Moonpies, depois assinou um contrato com o selo A&M Records, de Help Alpert, e o seu primeiro álbum chamado Rita Coolidge, foi um best-seller imediato. O R&B liso e aveludado de Coolidge com tinturas de gospel, eram suas marcas registradas, mas foi em 1977, quando, "We are all alone" e o cover do sucesso "Higher and higher" de Jackie Wilson, atingiram as paradas de sucessos, que a fizeram ser reconhecida como uma das mais belas vozes do pop-rock. Esses dois sucessos marcaram o ponto mais alto de sua carreira, embora continuasse a visitar as paradas até 1983; "All time high" do filme de James Bond, Octopussy foi seu último grande sucesso, embora ela permaneça gravando como em 1992 "Lessons of love", 1995 "Out of the blues", 1997 "Walela" e 1998 "Thinkin' about you".
Rita Coolidge, vencedora de dois Grammy Awards, apresenta uma carreira impressionante que dura mais de 25 anos. Descrita como " a voz mais sensual no mundo ", ela compartilhou o palco com lendas do rock, tais como, Jimi Hendrix, Bob Dylan, Joe Cocker, Eric Clapton, George Harrison e Leon Russell (que escreveu o hit "Delta Lady", gravada por Joe Cocker como um tributo para ela) entre muitos outros. Para se ter uma idéia da quantidade de participações especiais de Rita Coolidge, em trabalhos de outros artistas (sempre de primeira linha), dê uma olhada na página de sua discografia, que teve de ser dividida em duas para não ficar pesada demais. A sua obra gravada rendeu cerca de uma dezena de álbuns vencedores do disco de platina. Anytime ...Anywhere  foi o que apresentou três de seus maiores sucessos "Higher & Higher", "The Way You Do The Things You Do" e "We're All Alone". Rita teve um longo relacionamento, pessoal e musical com Kris Kristoffesson, entre 1973 e 1980 com quem produziu 5 belos álbuns. Rita Coolidge também teve participações em alguns filmes, às vezes representando, outras vezes como ela mesma em filmes-documentários sobre música. Sua filmografia é a seguinte: Mad Dogs & Englishmen (1971), que foi a filmagem do show; Pat Garrett and Billy the Kid (1973), que tinha a participação de Kris Kristofersson e Bob Dylan, entre outros; A Star Is Born (1976); Club Med (1986); The Best of the Fest (1990); e Deadly Descent (1992).
Atualmente, Rita tem centrado seu trabalho na pesquisa musical da sua ascendência Cherokee com o grupo Walela (Beija-flor em Cherokee) que inclui a irmã Priscilla e a filha de Priscilla, Laura. Defensora de idéias progressistas, há muito tempo, Rita mantém firme seu compromisso em favor da causa da cultura indigena, da AIDS, dos sem-teto e pelo fim do suicídio nos adolescentes, também.
Rita Coolidge continua na ativa. Recentemente se apresentou no show de abertura dos Jogos Olimpicos de Inverno 2002, em Salt Lake City, e também no show organizado por Bonnie Raitt. Essa imagens podem ser vistas na página Rita Coolidge - Galeria 3.
Entre o seu primeiro álbum solo em 1971, e o mais recente, em 1998 - Thinkin' about you ela vendeu milhões de cópias por mais de três décadas.

voltar para menu

Ideologia

" Todas as cartas estão na mesa. Você apostou seu dinheiro. Não se queixe de suas chances, cara, é o único jogo na cidade. E o significado não importa, nem o modo como você joga o jogo. Para o vencedor ou perdedor, quem abençoar, e quem culpar ".
Who's to bless, who's to blame, Kris Kristofersson
" Ela desejava ser uma senhora, quando era somente uma criança; mas onde a grama era mais verde, Senhor, ela fez crescer selvagem. Então ela tentou estender suas delicadas asas, e nunca saia do chão; então ela voltou a sonhar como uma doce menina e se despertou descendo".
The lady's not for sale - K. Kristofesson - C. Pugh
" Você fez minha vida tão rica, você sabe, você poderia ter sido algum dinheiro e baby, você é tão doce, você sabe, você poderia ter sido um pouco de mel. Bem, você poderia ter sido qualquer coisa que você quisesse e eu poderia dizer, o jeito você faz as coisas que você faz ".
The way you do the things you do - Rogers - Robinson
" Pegue tudo que você puder achar, do jeito que você quiser. Tão tranquilo como você possa, deixe algo para trás, ame bastante para viver, até que eu seja forte o bastante para estar bem comigo mesmo..."
I'm down - K. Kristofersson - R. Coolidge


voltar para menu

Links na NET

site oficial - site pessoal de Rita Coolidge, com muitas informações

RitaCoolidge - link para entrar no Yahoo! Groups de Rita Coolidge

North Country Times - notíca sobre a participação de Rita nas Olimpíadas de Inverno em Salt Lake City
http://www.jungleroom.com/rita.html  
http://www.walela.com/  - site do grupo Walela, fala sobre o trabalho com os índios
http://www.songnet.com/srmg/RoadieRecords/RitaCoolidge.html   - site de venda de CDs, mas bem interessante
http://www.media.ucla.edu/db/issues/96/10.31/ae.coolidge.html   - artigo sobre Rita e Ritchie Havens
http://usalighters.com/music/artist/rita_coolidge.htm   - site sobre o trabalho de Rita Coolidge
http://www.eonline.com/Facts/People/0,12,3539,00.html   - página sobre a filmografia de Rita Coolidge (incompleto)
http://www.legend.ota.tokyo.jp/~hkob/chisato-e/Persons/iRitaCoolidge.html   - página sobre Rita no Japão
http://cheap-cds.com/surf/artist/7699   - venda de CDs com preço bem barato
http://www.san-clemente.com/index/calendar/fiestaf/rita.html   - página com anuncio de show
http://www.din.or.jp/~hideki-w/ritacoolidge.html   - site japones, com muita tecnologia e conteúdo também. Obrigatório
http://www.univox.com/radio/coolidge75.wav   - entrevista com Rita Coolidge de 1975
http://www.classicbands.com/coolidge.html

voltar para menu

Vote para escolher quem vai ser o próximo membro da família ROCK neste site
Rock´n rollrock´n roll HOME home

José Roberto Miccoli
mikkolee@uol.com.br