Asian Dub Foundation

Rock´n roll rock´n roll HOME home

Conteúdo

perfil ideologia discografia Links na net poesia galeria de fotos
Atualizado em 08 Feb 2008

Perfil

Dr. Das -  programação / baixo / voz
Deeder Zaman - rapper
DJ Pandit G - scratch
Chandrasonic - programação / guitarra / voz
Sun-J - seqüenciamento / teclados
Rocky Singh - bateria
Aktarvata - MC 
Spex - MC
Pritpal Rajput - dhol / tabla
Sanjay Tailor 
Ghetto Priest - vocais

Reconhecido tanto por sua luta pelos direitos civis e combate ao racismo quanto por sua música, o grupo Asian Dub Foundation (ADF) deixa sua mensagem política por todos os países em que se apresenta. A banda britânica que mistura, entre outras sonoridades, a música eletrônica, com ritmos do ragga-jungle, rock and roll puro e clássicos da música indiana, foi fundada em 1993, quando o baixista Dr Das, que na época trabalhava na organização Community Music, ensinado tecnologia da música. 
Em 1995, é lançado o disco de estréia da banda, “Facts & Fictions”, com faixas tipicamente conscientes e com característica politico/cultural do rap e instrumentos tradicionais da Ásia. Usando o poder que a música tem como meio de expressão, o Asian Dub Foundation é muito mais que uma simples banda que funde a música eletrônica com música tradicional, e se tornou cultuada nas pistas de dança. O grupo tem uma forte preocupação social, que é evidente nas letras de suas músicas, que aborda temas como a discriminação racial sofrida por imigrantes asiáticos na Grã-Bretanha. O tema social não fica somente nas letras, O ADF tem uma fundação [a ADF Education], que promove cursos de música com crianças carentes, buscando o desenvolvimento dessas crianças através da expressão musical de cada uma e de conhecimento de novas tecnologia.
Para divulgar o primeiro trabalho, o Asian Dub Foundation sai em turnê pela Europa e suas performances ao vivo chamam a atenção da gravadora francesa, Virgin France pela qual lançaram seu segundo álbum, “R.A.F.I” (Real Areas for Investigation). Com isso, a banda cada vez mais desperta o interesse da mídia e acaba assinando contrato com uma gravadora britânica, London Records, que lança, em 1998, uma versão remixada do segundo álbum, que agora se chama “Rafi's Revenge”. O reconhecimento por todo o país se deve, em parte, pela a turnê feita com Primal Scream, que ocorreu no verão de 1997. Além de dividir o palco, os músicos do Primal Scream também dividem as mesmas preocupações sociais e convidam o ADF para participar do single de protesto, “Free Satpal Ram”. O disco "Conscious Party" gravado ao vivo em 1997, em Londres, é o registro do grupo em palco.
Grande parte de 1998, o Asian Dub Foundation passou em turnê, fazendo grandes shows na Inglaterra e demais países da Europa. Na primavera de 99, foi a vez do Canadá e dos Estados Unidos, onde o ADF teve o apoio do Beastie Boys. O título do terceiro álbum, “Community Music”, faz uma homenagem ao local onde os integrantes se conheceram. Durante a turnê do disco, lançado em 2000, aconteceu modificações na formação do grupo: entram o baterista Rocky Singh, os músicos MCs Aktarvata & Spex e Pritpal Rajput e sai Deeder Zaman, que segue dedicando-se a organizações anti-racismo.A convite da embaixada britânica, que já conhecia o trabalho social que o Asian Dub Foundation realizava com a organização independente, ADF Education, que promove o estudo da música e tecnologia aos jovens, o ADF veio ao Brasil, em abril de 2001. Além de uma série de apresentações nas principais capitais brasileiras ao lado de bandas como O Rappa, Nação Zumbi e Marcelo D2, eles também conheceram projetos sociais - visitaram os músicos do AfroReggae e os Meninos do Morumbi, experiência que teve grande impacto para a banda britânica.
Ao voltar para casa, a banda saiu da gravadora London Recors e assinou novamente com a Virgin France, em maio de 2002. Depois de um ano, o Asian Dub Foundation lançou o álbum, “Enemy of the Enemy”. Nele, há participações especiais do guitarrista do Radiohead, Ed O’Brien e da cantora, Sinead O’Connor. Nesse álbum também há uma música de Edy Rock (Racionais MCs) sobre o massacre do Carandirú: “19 Rebellions”.
Lançado em fevereiro de 2005 no Japão, “Tank” é o mais recente trabalho da banda. O disco reúne 11 faixas inéditas e novos integrantes ao grupo, entre eles o artista do selo On-U, Ghetto Priest. Os fãs da banda que comprarem o novo trabalho também vão poder conferir dois remixes de “Black Steel” e “Fight the Power” gravadas juntamente com Chuk D do Public Enemy.
Depois de terem finalizado o disco e sairem em turnê pela Inglaterra, o ADF recebeu de braços abertos um novo projeto. Dessa vez o grupo britânico foi convidado pelo English National Theatre a compor e apresentar uma ópera sobre a vida do coronel Gadaffi. 
Em março de 2008 vai ser lançado o novo trabalho do grupo: Punkara.

voltar ao início


IDEOLOGIA

'Quem viverá na noite mais escura, mais úmida e mais quieta enterrado profundamente em baixo do solo, longe de qualquer som humano ? Quem procurará o tesouro encontrado ? Navegar os mares e escalar o globo, além dos cumes, além das alturas, muito mais longe do que alcança a visão mais poderosa. Quem compartilhará esta xícara amarga. Deixe os cachorros selvagens os rasgarem, deixe os ventos gelados soprarem abaixo, enterre-os bem fundo.'
Beyond the pale - Brooker/Reid
'Agora recolha conchas de mar, e escreva palavras valentes. Suas orações estão sem resposta, seus ídolos absurdos. A alga e a teia de aranha, Apodreceram sua espada. Suas barricadas quebraram, Seus inimigos Senhor.'
Broken barricades - Brooker/Reid
'Enquanto Handel toca a sua melodia, doutores causam incerteza.
E embora eu saiba da bravura do salva-vidas não há ninguém para ele salvar. E como um marinheiro pirata, nós cruzamos o Main espanhol e trouxemos nosso tapete mágico para uma planície de coberta de degraus de mármore.'
Pandora´s box - Brooker/Reid
'Uma ode com qualquer outro nome eu sei poderia que ler mais docemente
Talvez o sol nunca mais brilhará em meu campo de trigo. Mas afinal, me deixe dizer para esses muito doentes, verem. Apesar de não aparecer, sim, alguém sabe. Eu queria que esse alguém fosse eu.'
Quite rightly so - Brooker/Fischer/Reid

voltar ao início


LINKS NA NET

http://www.asiandubfoundation.com/ - site oficial

http://www.digiplex.com/procol - bastante informações disponíveis

Bazna - fotos de show em Amsterdam - 2005

Rolling Stone - páginas da banda na famosa revista

Gravadora Virgin francesa - material da banda disponivel

http://annabel.gill.org/  - site com desenhos

Videos:

Flyover

Fortress Europe

Real Great Britain

 

 

voltar ao início Rock´n roll rock´n roll HOME home

mikkolee@uol.com.br